sábado, 26 de novembro de 2016

Políticos brasileiros comentam a morte de Fidel Castro

Publicidade
Publicidade
Políticos brasileiros das mais variadas correntes ideológicas comentaram na manhã deste sábado a morte do líder cubano Fidel Castro, aos 90 anos, que aconteceu na noite da última sexta-feira.

Em nota, o presidente Michel Temer afirmou que Fidel Castro foi um líder que marcou uma era:

"Fidel Castro foi um líder de convicções. Marcou a segunda metade do século XX com a defesa firme das ideias em que acreditava"

O ex-presidente Lula, no Facebook, relembrou encontros com o cubano:

"Eu o conheci pessoalmente em julho de 1980, em Manágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos. Sinto sua morte como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei".


Na contramão das mensagens de pesar, o deputado federal do Partido Social Cristão (PSC) Jair Bolsonaro fez um vídeo no Facebook: "Fidel Castro morreu... O exterminador de liberdades e promotor da miséria se foi. O mundo democrático deseja-lhe estadia eterna nas profundezas do inferno".



A ex-presidente Dilma Rousseff também lamentou a morte, dizendo que ela é "motivo de dor e luto".

"Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte. Um homem que soube unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo. Foi também um ícone para milhões de jovens em todo o mundo", disse ela, em nota que terminou com "Hasta siempre, Fidel!"

O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-presidente nacional do PT, Tarso Genro, também se manifestou nas redes sociais.

"Fidel, ao lado de De Gaulle e Mandela, está no patamar dos grandes estadistas dos últimos 100 anos", escreveu ele, Charles Gaulle (1890 - 1970), que liderou as Forças Francesas Livres durante a Segunda Guerra Mundial e o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (1918 - 2013), vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993.




O vice-governador do Rio, Francisco Dornelles, divulgou nota de pesar:

"Fidel Castro passa para a história pela sua grande capacidade de liderança, coragem nos processos de tomada de decisão, coerência em suas ideias e seus princípios".





Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo